Como chegar na Praia de Lopes Mendes

A praia de Lopes mendes tem fama de uma das mais belas do Brasil. Tem quase 3 km de extensão, é totalmente desabitada e bem preservada. Um paraíso que consegue se destacar entre tantas outras belezas da Ilha Grande. 

Como chegar na Praia de Lopes Mendes
Praia-de-Lopes-Mendes

A praia de Lopes mendes tem fama de uma das mais belas do Brasil. Tem quase 3 km de extensão, é totalmente desabitada e bem preservada. Um paraíso que consegue se destacar entre tantas outras belezas da Ilha Grande. 

A Praia de Lopes Mendes está voltada para o mar aberto, o que faz que o mar seja mais agitado e frio. As ondas atraem um grande número de surfistas e tornam Lopes Mendes a predileta para a prática desse esporte na ilha. Apesar das ondas, a praia é rasa e a qualidade da água excelente. Com um pouco de atenção, não há problemas em tomar banho de mar. 

Mesmo com muitos turistas, dificilmente Lopes Mendes estará cheia. Basta caminhar um pouco para se afastar da trilha que leva à praia e você terá a sensação de estar em um paraíso particular. O canto direito da praia é mais agitado, em compensação, o canto esquerdo, onde desemboca uma fonte de água doce, é praticamente deserto. Há poucos vendedores ambulantes e também oferta de aluguel de pranchas na praia, principalmente no verão e nos finais de semana. Vá sempre preparado, ao menos com água potável.   

Existem vários meios para chegar a Lopes Mendes.

De Barco + Trilha

O mais comum é pela trilha T11, que parte da Praia do Pouso. Todos os dias, partem barcos da Vila do Abraão que levam os visitantes até a Praia do Pouso, de lá é só seguir a trilha de 1 km até Lopes Mendes. O trajeto é fácil e tem duração de 20 a 30 minutos. Os barcos (transfers de escuna) que levam da Vila do Abraão até a Praia do Pouso têm custo de R$ 50 ida e volta, podendo sofrer alteração de valor a depender de alta e baixa temporada. O barco que vai até a Praia do Pouso ancora em mar fechado, por isso ele está sempre disponível. Antes de deixar o barco, verifique atentamente os horários de saída para retorno à Vila do Abraão. Geralmente os horários são os seguintes: Abraão x Pouso: 9:30, 10:30 e 11:30; Pouso x Abraão 15:30 e 17:30. Na Praia do Pouso, há algumas opções para refeição e a praia é bastante bonita e calma. Vale dividir o tempo entre as duas. Lembre-se de que o percurso de volta na trilha também demora entre 20 a 30 minutos. Verifique o relógio para não ficar para trás.

De Taxi Boat

Todos os dias tem disponíveis Taxi Boats saindo da Vila do Abraão que levam os visitantes até a Praia do Pouso. De lá é só pegar a trilha de 1 km até Lopes Mendes. O taxi Boat não vai até a praia mesma, esta proibido sair para mar aberto nessas embarcações.

De Trilha

Os mais dispostos poderão fazer a trilha mais longa, a partir de Abraão. Há uma saída no começo de praia da Julia onde começa o primeiro trajeto pela T10 passando pela Praia de Palmas, e culmina em Pouso. Depois segue, já mais tranquilo, pela T11. O percurso total tem 5.600 m e leva em torno de 3h para ser completado. Vá sempre preparado, ao menos com 2 litros de água potável.  

Para conhecer detalhes específicos clique na imagem acima.

Passeio de Lancha Super Sul

O passeio de lancha que faz o roteiro Super Sul passa pela Praia de Lopes Mendes, porém depende de excelentes condições do mar para ancorar. É comum que esse passeio não saia com mau tempo. Não conte com ele para conhecer Lopes Mendes.

Passeio de Lancha Privado

Existe também a possibilidade de contratar uma lancha privada para chegar e conhecer a praia de Lopes Mendes. O custo vai depender da embarcação, o marinheiro e das outras paradas que deseje adicionar.